Psicoterapia Corporal

“Quando olho um corpo humano me pergunto: Que história esse corpo me conta? O que essa postura, essa voz, esse ritmo, esses gestos, esse olhar e essa expressão estão querendo dizer?” Pashupati

Quando estamos abertos, experimentamos prazer, vivacidade e vitalidade. Muitos de nós, entretanto, não vivemos esses sentimentos em nossas vidas e relacionamentos com freqüência. Em geral, estamos envolvidos num processo de constrição, contração física e emocional que nos impede de viver isso em nosso cotidiano.

Desenvolvemos desde cedo em nossas vidas estratégias para fugirmos de sentimentos desconfortáveis e difíceis. Nossas defesas se tornam com o tempo habituais e podem inibir-nos de experimentar não apenas o sofrimento, mas também sentimentos de alegria, expansão. Essas defesas emocionais se refletem no corpo e na maioria de nós geram um “congelamento”, contração, travas; muitas vezes nos torna doentes. Esses sintomas são um chamado por ajuda de nosso corpo em resposta ao nosso passado ferido. Um passado este que pode nos impedir de estarmos completamente disponíveis para o presente.

“Podemos mentir com a boca, mas com a expressão da boca ao mentir dizemos a verdade.” Nietzsche

Para encontrar nossa liberdade, autêntico eu, devemos nos tornar conscientes de nossa armadura corporal criada como defesa aos constantes represamentos de emoção, nossas distorções pessoais que nos tornaram adultos não-naturais.

A psicoterapia corporal é um processo de intensa mudança, limpeza emocional, proporcionando relaxamento das estruturas físicas contraídas, trazendo novamente a capacidade de sentir, aumentando o fluxo de energia e ampliando a percepção.

O processo psicoterapêutico corporal facilita:

  • uma maior consciência do corpo e emoções, com profundos insigths;
  • liberação emocional e física, seguida de aumento no fluxo de energia;
  • mudanças nos padrões de defesa habituais que afetam a saúde;
  • transformações efetivas, de longa duração; etc.
  • Além disso, a psicoterapia corporal traz benefícios como:
  • alivio de sintomas de depressão;
  • alivio da ansiedade e pânico;
  • diminuição de sintomas relacionados ao estresse;
  • assistência a distúrbios e desordens alimentares, de sono, entre outros;
  • reduz sintomas físicos como dores de cabeça, distúrbios nervosos, problemas digestivos, disfunções sexuais, problemas de imunidade, etc.

O processo pode ser feito individualmente ou em casal.

Pashupati

Psicólogo formado pela Universidade Federal do Espírito Santo e Psicoterapeuta Corporal Reichiano e Neo-Reichiano. Terapeuta Tântrico certificado em Yoni Massagem, Massagem Tântrica Sensitive, Massagem Tântrica Êxtase Total e G-Spot – método Deva Nishok. Coordenador das Noites de Kali, Cursos de Massagens Tântricas, Pulsação Tântrica e demais Vivências Tântricas. Possui também formação em Renascimento e Terapias Integradas de Respiração. Desde 2007 participa ativamente dos grupos de Tantra do Centro Metamorfose.

Contatos:
E-mail: pashupatitantra@gmail.com
(11) 9279.8977
www.centrometamorfose.com.br
www.alemdapsicologia.com

Response to Psicoterapia Corporal

  1. Eliana

    Já tentei tratamentos com psiquiatras e psicologos, mas me falaram da psicoterapia corporal…li td q estava aqui escrito e achei muitissimo interessante e esclarecedor, ao menos p/ mim q era leiga nesse assunto.
    gostaria de saber mais sobre, tb gostaria de um tratamento desse, apesar de minha situação financeira ñ me permitir.
    então me contento com as palavras e agradeço por me exclarecer as duvidas q tinha.
    Abraços e obrigada..Eliana

  2. Deise

    Olá
    Meu nome é Deise, sou psicóloga e tenho interesse em conhecer mais sobre essa área da psicologia. Na cidade onde moro não há muito sobre; gostaria – se possível – que me passassem algumas bibliografias para que eu possa estar procurando e me informando mais sobre o assunto. Estou fazendo um trabalho com adolescentes e quero incluir a psicoterapia corporal e psicodrama, então estou à procura de material.
    Grata.

  3. Allice

    Olá.
    Tenho 16 anos, estou cursando o segundo ano do segundo grau e tenho muito interesse em me formar em psicologia, mas como a área é muito ampla tenho muitas dificuldades de saber o ambiente que me especializar.Gostaria de receber informações bibliograficas e dicas de livros relacionados a psicologia, pois também não tenho muita informação quanto a esse âmbito.

    Obrigado

  4. Clovis

    Oi, tomo remédios a muitos anos, mas sei que meus problemas vão alem do que a medicina consegue tratar. Gostaria de saber se existe em Florianópolis ou região algum lugar ou alguém que trabalhe com psicoterapia corporal ???

    Muito obrigado.

  5. MARIA DE LOURDES SALDANHA

    Acho que a Biodança seria uma terapia boa para vocês, pois trata-se de exercícios corporais que trabalham 5 linhas de vivência, através da música.

  6. Elaine Cristina Machado

    Esclarecedoras as informações de seu site, identifiquei-me bastante c o seu trabalho e gostaria de conhecer um pouco mais o trabalho de Psicoterapia Corporal, que muito me interessou.

  7. Thaila

    Oi, eu quero fazer faculdade de psicologia e essa área me chamou a atenção!! Eu quero saber se eu fazer uma faculdade de educação física antes ira me ajudar mais depois nessa área;corpo, atividade física, saúde,etc, por causa desses tópicos.
    Obrigada!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>